CONNECT MALLS E CLIMATEMPO APRESENTAM PLATAFORMA INÉDITA DE MONITORAMENTO LOCAL E ALERTA CLIMÁTICO PARA O SETOR DE SHOPPING CENTERS
- Paulo Sérgio Campos
No início de agosto/21, em um novo relatório sobre mudanças climáticas do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), as Nações Unidas informaram que a temperatura global da superfície terrestre continuará a aumentar até pelo menos meados deste século, considerando todos os cenários de emissões de gases e que, ainda segundo a ONU, o “aquecimento global sem precedentes tem clara influência humana”.
https://www.youtube.com/watch?v=QsvzipYa9KE (BBC News Brasil)
Entre outros efeitos os cientistas apontaram que, em cidades, fenômenos como calor e inundações fortes podem piorar os cenários climáticos em todas as regiões.
Com um cenário de aquecimento global de até 1,5 ° C haverá mais ondas de calor, maior duração de estações quentes e menos frio. E, para um aquecimento global de até 2 ° C, os extremos de calor atingiriam mais frequentemente o nível crítico de tolerância para setores como agricultura e saúde. De acordo com o relatório, haverá mudanças em padrões de umidade e aridez.
O estudo, feito por centenas de cientistas que analisam milhares de evidências coletadas ao redor do planeta, alerta para o aumento de ondas de calor, secas, alagamentos e outros eventos climáticos extremos nos próximos dez anos.
Este relatório sobre as mudanças climáticas, somente reforça a posição de vários fundos de investimentos que, nos últimos 3 anos, adotaram uma nova postura de posicionamento com relação ao perfil ambiental, social e de governança corporativa (ASG, ou ESG em inglês).
Em uma das suas tradicionais cartas para os CEO´s das empresas investidas, Larry Fink, CEO da Black Rock a maior gestora de ativos do mundo com mais de 8 trilhões de dólares sob a sus administração alerta:
“ O risco climático é um risco de Investimento " " ... quanto mais as empresas abraçarem a mudança climática e as oportunidades que ela traz, mais o mercado as recompensará com valuations mais altos ”. |
Também Marilyn Ceci, responsável global no JPMorgan por mercados de capitais de dívida ESG, afirma:
“ 2021 será o ano dos títulos atrelados à sustentabilidade ... será o instrumento sustentável de crescimento mais rápido se extrapolarmos o que já vimos. ” |
Marilyn Ceci / JPMorgan fundos ESG |
Já como reflexo das mudanças climáticas, no Brasil, estamos vivenciando a pior crise hídrica dos últimos 91 anos causada principalmente pelo aumento de temperatura e estiagem prolongada. Os reservatórios do Sudeste e do Centro-Oeste, que respondem por 70% da geração de energia do país, estão com 23% da capacidade de armazenamento, nível menor que o registrado em agosto de 2001, quando o país enfrentou racionamento de energia.
Quem atua no mercado de Shopping Centers sabe da importância e do impacto que o clima e os eventos climáticos extremos podem causar em sua operação e no comportamento do público consumidor e, principalmente, conforme mencionado acima, na captação de novos recursos financeiros.
Assim, o desenvolvimento de soluções e de ferramentas de análise climática, em tempo real, entraram na pauta de prioridade das principais economias mundiais e de seus respectivos centros urbanos, assumindo uma importância ainda maior na implementação do padrão ESG, ligados à sustentabilidade das grandes estruturas e equipamentos imobiliários, como é o caso dos Shopping Centers.
Durante muitos anos efetuei estudos, em vários Shoppings espalhados pelo Brasil, com o objetivo de correlacionar a variação climática com o fluxo de pessoas e o seu impacto na operação dos empreendimentos. E sem sucesso! Não conseguia uma relação segura e confiável com os dados e os resultados apresentados. Para um mesmo Shopping, localizado, como por exemplo, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, tínhamos um dia de sol e de chuva, com informações divergentes e até mesmo contraditórias de fluxo.
Em uma das conversas com o IBOPE Inteligência, em 2012, chegamos à conclusão que NÃO poderíamos utilizar o dado de clima médio de uma região para efetuarmos a sua correlação com o fluxo de pessoas de um determinado Shopping. E isso realmente fazia sentido!
Ao mesmo tempo poderíamos ter precipitação e chuva intensa no Morumbi Shopping e sol no Shopping Center Iguatemi de São Paulo.
Uma solução ficou clara para todos! Somente com uma estação meteorológica instalada no próprio Shopping é que conseguiríamos, através da análise do microclima local, efetuar a correta correlação entre o clima e o seu fluxo de clientes.
O problema é que, na época, não tínhamos disponível tecnologia e estação meteorológica compatível e acessível, em termos de valor, destinada ao segmento de Shopping Centers.
Mas agora temos!
Assim apresentamos o SMAC, um conjunto de serviços de Monitoramento Local e Alertas, desenvolvido pela Climatempo e disponibilizado, em parceria com a Connect Malls Consultoria, para o setor de Shopping Centers.
A Connect Malls e a Climatempo aceitaram este desafio e firmaram parceria para a implementação do SMAC, Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo com pacotes de serviços dedicado ao setor de Shopping Centers, com a capacidade de monitoramento, em tempo real do clima local, através da instalação de uma estação meteorológica e de um sistema analítico operacional (web e mobile).
Fornecer inteligência meteorológica de acordo com a necessidade de cada Shopping, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, esta é, aqui, a finalidade do Sistema SMAC.
O sistema atua em duas frentes principais:
* Resiliência climática
Redução dos impactos causados pelos eventos climáticos extremos nos Shoppings através do monitoramento e emissão de alertas em tempo real, beneficiando todos os stakeholders, incluindo acionistas, colaboradores, clientes e as comunidades ao redor do empreendimento:
- Monitoramento, Status e envio de Alertas – 24h;
- Suporte e acompanhamento – 24h;
- Boletim diário de riscos climáticos;
- Boletim diário “acumulados de chuva”;
- Histórico de dados e de alertas;
- Radar meteorológico;
- Monitoramento e histórico de raios;
- Laudo Meteorológico.
* Previsão climática local e Comportamento do Público Consumidor
Análise da relação entre a variação do tempo e o fluxo de consumidores e o seu impacto na operação dos empreendimentos, com previsibilidade climática de 14 dias ou mais:
- Assessoria Meteorológica Mensal;
- Previsão Climática em mapa;
- Melhora no planejamento das campanhas de marketing;
- Maior eficiência energética, operacional e de manutenção;
- Maior previsibilidade e controle de estoque pelas operações e aderência dos produtos ofertados ao seu público consumidor;
- Melhora na operação e previsão do “tempo de entrega” dos pedidos locais efetuados pelas plataformas de e-Commerce;
Enquanto o mundo enfrenta condições meteorológicas extremas e os efeitos das mudanças climáticas, a equipe da Connect Malls e os analistas e meteorologistas da Climatempo ajudarão o seu Shopping a gerenciar riscos, otimizar desempenho e reduzir custos.
Gostou e quer conhecer mais sobre o Sistema SMAC ?
Entre em contato, e vamos juntos vencer este desafio!